Dependencias para projeto React Native


Vou explicar bem rápido e direto como adicionar as dependencias para você começar a usar o react native no seu LINUX.

Primeiro de tudo, precisa ter instalado o java no seu computador. Segue link para fazer download do Java: https://www.java.com/pt_BR/download/

OPCIONAL: Em algumas situações é necessário ter definido o JAVA_HOME, como descrito em:
https://stackoverflow.com/questions/24641536/how-to-set-java-home-in-linux-for-all-users. Neste caso a variável foi adicionada para todos os usuários, mas pode ser usado somente para o usuário atual (usando o ~/.profile).

Com o Java instalado, é preciso instalar o Android. A maioria dos materiais na Internet costumam mencionar o Android Studio, porém é possível usar somente o SDK do Android. Segue o link: https://developer.android.com/studio/ (a versão somente do SDK fica em "Command line tools only).

O próximo passo é realizar a exportação do ANDROID_HOME. Em anexo está uma cópia do arquivo ~/.profile (configurado e funcionando).

As aplicações em React Native são executadas usando o NodeJS. É possível instalar diretamene o Node através da página de Download de seu site, disponível em https://nodejs.org/en/, porém, para situações que existam projetos com diferentes versões do Node, o ideal é utilizar um sistema de controle de versão para o Node, sendo que o mais comum é: https://github.com/creationix/nvm.

Por fim, basta instalar o React Native. Em seu site oficial, https://facebook.github.io/react-native/, é citado o uso do Expo para facilitar o build e teste da aplicação, porém ele não é necessário no ciclo de desenvolvimento. Com isso, a instalação dos pacotes do React Native pode ser realizada seguindo este material: https://facebook.github.io/react-native/docs/getting-started.html.

Realizando esses passos, pode-se testar um exemplo (é recomendado testar em um dispositivo real, e para isso este dispositivo tem que estar com o modo de desenvolvedor ativado, como descrito em: https://developer.android.com/studio/debug/dev-options?hl=pt-br):



react-native init AwesomeProject

cd AwesomeProject

react-native run-android




Obrigado!!

Comentários

Postagens mais visitadas