O que é POO????


 - Olá para você que veio ate aqui com a juda do nosso amigo google, ele é um grande aliado quando estamos com dúvidas nao é mesmo? claro que sim, entao se você procurou sobre esse "Tema" é porque anda ouvindo muito no local onde você trabalha ou ate mesmo onde está fazendo estágio.

- Então o que é POO? POO é uma sigla para Programação orientada a objetos, isso mesmo que você acabou de ler e é um dos 4 pilares do paradigma de programação, mas se você esta se perguntando, quais os outros? os outros são programação imperativa, funcional e lógica. 

- Mas vamos focar em POO que é o que você gostaria de saber, um objeto é a instancia de uma classe e suas ações são dadas atraves de seus métodos, que são definidos de acordo com as finalidades que serão dadas a ela e as classes terão os tipos de acordo com os atributos que terão nela e com as ações que os metodos farão.

Aqui vai um exempo de como seria uma classe, metodos a criação de um objeto. vou usar um a linguagem de programação Ruby. mas a lógica é a mesma pra outra, se quiser posso fazer uma com a sua linguagem também.


class Carro


  def andar_para_frente
    puts 'Carro esta andando para frente'
  end 

  def freio
    puts 'freio puxado'
  end

end

Até aqui estamos com nossa classe Carro, pode perceber que nossa classe começa com letra maiuscula, isso porque  a convenção pede que toda classe inicie com a letra maiuscula e se você é um programador que gosta de boas práticas comece assim. E também temos dois métodos declarados com o def e dentro temos o puts que é para mostrar a mensagem na tela. Então agora vamos instanciar nossa classe.


carro_um = Carro.new

#assim estamos criando nosso objeto, lembrando que o objeto é a instancia de uma classe.



carro_um.andar_para_frante
#aqui estou chamando um metodo.



Então pessoal esse foi mais uma explicação bem rápida sobre POO e um exemplo de como usar em ruby, mas lembrando que essa é a lógica para todas as outras linguagem de programação orientadas a objeto.

Comentários

Postagens mais visitadas